Menopausa: Tratamento Natural com Remédio Caseiro Alivia os Sintomas

Veja como tratar corretamente os sintomas da Menopausa: entenda o que é, quais os principais tipos e saiba os benefícios do chá para menopausa como remédio caseiro natural.

menopausa como tratar os sintomas

O que é?

Menopausa é um novo ciclo da vida da mulher que determina o encerramento da menstruação, com o fim de sua fertilidade. Ocorre geralmente no final dos quarenta e início dos cinquenta anos da idade adulta feminina e marca o desfecho da função reprodutiva dos ovários, da produção de óvulos e da liberação dos hormônios estrogênio e progesterona.

Tipos

  • Precoce
  • Pós

Sintomas da menopausa

Sintomas da menopausa podem variar de mulher para mulher, mas normalmente são:

·     alterações de humor;

·     desequilíbrio hormonal;

·     insônia;

·     ondas de calor;

·     redução do desejo sexual;

·     secura vaginal;

·     sudorese.

Os sintomas da menopausa podem ser amenizados com uma simples mudança no estilo de vida. Você precisa adotar hábitos mais saudáveis com alterações na dieta, a prática de exercícios físicos regulares e de técnicas de relaxamento para melhorar a qualidade do sono.

Tratamento Natural

O tratamento natural para menopausa inclui o consumo de remédios caseiros com produtos à base de soja, bem como o aumento da ingestão de vitamina D, vitamina E e cálcio.

É importante lembrar que algumas ervas são extremamente eficazes para tratar os sintomas da menopausa como:

  • ginseng;
  • cohosh preto;
  • valeriana;
  • sálvia;
  • kava kava;
  • são joão.

Veja os tratamentos naturais mais indicados para combater os sintomas:

Remédios Caseiros

chá caseiro é o melhor remédio para menopausa

Chá

Faça uma chá para menopausa e sinta os benefícios do tratamento natural. Esses remédios naturais auxiliam não só no tratamento, mas também na prevenção de doenças associadas à menopausa. Os mais receitados são:

Chá de Erva cohosh preto 

O cohosh preto é um poderoso chá para menopausa devido aos seus componentes, como glicosídeos triterpênicos, flavonoides e ácidos aromáticos que agem sobre os receptores de serotonina. Essa sensação benéfica provocada pelo cohosh preto eleva o bom humor e ajuda no alívio dos sintomas. E mais, ajuda no tratamento de problemas menstruais, incluindo síndrome pré menstrual e dismenorreia.

Chá de Erva de são joão  

O chá para menopausa feito com erva de são joão tem inúmeros benefícios. Há estudos que comprovam que a erva de são joão é um tratamento natural que age como remédio antidepressivo e ajuda a aliviar distúrbios do sono, bem como minimizar mudanças repentinas de humor relacionadas à doença.

Chá de Erva valeriana 

A erva valeriana possui propriedades tranquilizantes e sedativas e que podem ser utilizadas no tratamento de distúrbios do sono. Tome um chá para menopausa de erva de são joão antes de deitar para ter uma noite de sono tranquila.

Chá de Erva ginkgo biloba 

A erva ginkgo biloba é muito usada para o tratamento natural de problemas de memória associados à fase pós menopausa. Outra indicação é que pode ser consumido juntamente com medicamentos anticoagulantes para ajudar a reduzir o tempo de coagulação do sangue nas mulheres que já fazem o uso desses remédios. Você pode fazer um excelente chá para menopausa com a erva ginkgo biloba!

Chá de Erva sálvia 

A erva sálvia é um remédio muito eficaz para aliviar os sintomas associados à menopausa e amenizar os problemas enfrentados pela mulheres, incluindo transpiração excessiva, falta de ar e calor intenso. O chá para menopausa feito com sálvia é muito fácil de preparar e com muitos benefícios para a saúde.

Soja 

Os benefícios dos produtos à base de soja, como o tofu, são provenientes da presença de uma grande quantidade de fitoestrógenos nesses alimentos, chamados isoflavonas, que ajudam na melhoria da saúde cardiovascular e da saúde óssea. Essas substâncias possuem qualidades similares ao estrogênio e podem aliviar os sintomas da menopausa.

Vitamina E 

Estudos científicos demonstraram que os baixos níveis de vitamina E no corpo podem trazer sérias consequências para as mulheres na pós menopausa devido ao aumento do risco de osteoporose. O consumo adequado de vitamina E melhora a densidade óssea nessa fase da vida. A dieta rica em vitamina E também evita mudanças de humor, suores noturnos e secura vaginal.

Vitamina D e Cálcio

 A dieta rica em vitamina D e cálcio evita a aceleração da perda óssea na menopausa, por isso é indicada a ingestão diária de produtos lácteos com reduzido teor de gordura, como iogurte e leite desnatado.

Ginseng

Outro remédio caseiro incrível é o ginseng que atua para amenizar os sintomas da menopausa nas mulheres, vez que reduz o colesterol total e LDL no corpo. Esse efeito redutor traz uma significativa melhoria para a saúde cardiovascular das mulheres no período pós menopausa.

Kava kava 

Kava kava é um remédio muito utilizado durante a menopausa, pois é indicado para combater a ansiedade e deve ser consumido paralelamente à terapia de reposição hormonal. Em virtude de seus efeitos colaterais, você deve procurar orientação médica especializada antes de usar.

Hábitos Saudáveis

Saúde bucal

A redução dos níveis de cálcio e estrogênio podem afetar a saúde bucal das mulheres e ocasionar problemas nos dentes, gengivas e maxilares. É necessário fazer o uso de fio dental todos os dias e usar escova de dentes macias para evitar doenças nas gengivas. Como se sabe adotar o simples hábito de manter a boca limpa reduz o risco de diabetes e complicações cardíacas.

Exercícios físicos regulares 

A prática de exercícios físicos regulares trazem muitos benefícios à saúde das pessoas em qualquer fase da vida, e não podia ser diferente para as mulheres durante a menopausa. Portanto, você deve administrar bem o seu tempo para incluir qualquer tipo de atividade física na sua rotina diária, como uma caminhada ou um passeio de bicicleta.

Certamente vai sentir uma melhora na sua qualidade de vida, porque os exercícios não só promovem a perda de peso, mas também amenizam as ondas de calor e a sudorese, e ainda melhoram a qualidade do sono, o humor, a saúde óssea e o equilíbrio hormonal.

Sono adequado

É evidente que nosso corpo precisa de um equilíbrio para se manter saudável, por isso você precisa fazer uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regularmente. O relaxamento do corpo e da mente promove o sono adequado, que restaura suas energias para as atividades diárias.

Alimentação e vida saudável 

Para manter a saúde em dia, você deve aumentar o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e ingerir menos açúcar e óleos. Beba muita água e evite também fumar, consumir álcool e alimentos picantes que aumentam as ondas de calor e o suor excessivo.

Além disso, permanecer sexualmente ativa também promove o fluxo de sangue na vagina. Com a adoção de hábitos mais saudáveis, você também previne o risco de doenças cardíacas, osteoporose e câncer.