Remédios Caseiros e Chás para Tratar os Sintomas de Pedra nos Rins

0

remédio para pedra nos rins

O que é Pedra nos Rins?

Pedra nos rins é um tipo de doença renal que atingem a saúde dos rins. A nefropatia mais comum é conhecida como pedra nos rins e considerada leve, já a doença renal de maior gravidade é a insuficiência renal crônica, que pode levar a complicações severas e até a morte.

Publicidade

A doença renal pode ser aguda ou crônica. A primeira ocorre quando ocorre há uma súbita e rápida perda da função renal, e a segunda acontece quando a perda é progressiva e irreversível.

Sintomas de Pedras nos Rins

Sintomas de pedras nos rins e das doenças renais podem ser desde um simples cansaço até a perda da função renal.

Doença renal crônica é caracterizada pela perda lenta e continuada da função dos rins, o que implica no acúmulo de toxinas e expurgos metabólicos no sangue. O dano é gradual até que os rins não são mais capazes de filtrar o sangue.

As principais complicações estão relacionadas a pressão arterial, produção de glóbulos vermelhos e saúde óssea. Quando o rim entra em colapso, os sintomas que os pacientes sofrem, na fase avançada, são:

  • cansaço;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • perda do apetite;
  • emagrecimento;
  • anemia;
  • falta de ar;
  • mau hálito;
  • edemas, geralmente nos membros inferiores.

Doença renal aguda pode apresentar algumas dessas complicações em menor escala, dentre outras, a dor em decorrência de sintomas de pedra nos rins, e ainda a oligúria, que é a diminuição da urina, ou anúria, a ausência de urina.

Causas de Pedra nos Rins

Você deve acompanhar a quantidade de creatinina e ureia, realizando exames de urina e de sangue pelo menos uma vez por ano. Entre as principais causas estão os hábitos alimentares e outras doenças que podem ser associadas a pedra nos rins e demais doenças renais.

Veja quais são essas enfermidades e o que causa pedra nos rins e demais doenças renais:

  • Diabetes mellitus;
  • Hipertensão arterial;
  • Amiloidose;
  • Mieloma múltiplo;
  • Gota;
  • Doença policística renal;
  • Infecções urinárias;
  • Cálculos renais;
  • Lúpus e outras doenças auto imunes.

Se você tem uma dessas doenças, faça monitoramento regular da sua creatinina com o auxílio de seu médico.

Tratamento

Se o diagnóstico for conclusivo para doença renal crônica, o tratamento também pode exigir sessões de diálise ou transplante de rim. Na diálise, a máquina faz a “substituição” dos rins para atuar na função renal. Existem dois tipos de diálise, a hemodiálise e a diálise peritoneal.

Nos casos mais graves, se precisar de um transplante de rim, você pode ter que esperar um longo período para fazer a cirurgia, pois terá que aguardar um doador compatível.

Os medicamentos devem utilizados sempre com orientação e prescrição médica para tratar doenças renais. Por sua vez, o tratamento natural também tem se mostrado eficaz em grande parte dos casos para complicações menos severas, como, por exemplo, para combater as causas e os sintomas da pedra nos rins.

Você deve experimentar isso já que há diversos remédios caseiros disponíveis em sua casa ou em loja de suplementos alimentares!!!

Remédios Caseiros para Pedra nos Rins

Remédio caseiro para pedra nos rins pode ser feito com o uso de chá de quebra pedra, chá de dente de leão, chá verde, azeite de oliva virgem extra, salsa, cranberry, aloe vera e vinagre de maça.

Tome bastante água, aumente o consumo de frutas e legumes, diminua a ingestão de proteínas e a adote uma dieta com baixo teor de sal. Você também deve ingerir, com frequência, chá para pedra nos rins.

Água

Ajuda a hidratar e liberar toxinas do corpo. O caminho mais simples para tratar problemas renais é hidratar o corpo, tomando bastante água. Estimular a micção auxiliará no alívio dos sintomas da doença, pois é a melhor maneira que o corpo tem para liberar líquidos e toxinas que estão se acumulando em seus rins. É recomendável beber cinco litros de água todos os dias para ajudar a limpar o organismo.

Suco de Salsa

A salsa age na limpeza dos rins devido a sua propriedade diurética e é utilizada mundialmente para o tratamento natural das doenças renais em geral e especialmente como remédio caseiro para pedra nos rins. Pode ser usado não só na prevenção, bem como para retardar a progressão da doença.

Seus nutrientes englobam as vitaminas A, B (tiamina e riboflavina) e C, bem como os minerais potássio e cobre.

Publicidade

Como fazer:

  1. Corte folhas de salsa e deixe na água fervente por cinco minutos.
  2. Espere mais cinco minutos até esfriar.
  3. Coe e sirva.

Uma atitude simples que vai reduzir os níveis de toxicidade nos rins.

Cranberry

O suco de oxicoco ou cranberry é recomendado para tratar todos os tipos de problemas renais. É indicado beber de dois a três copos de suco de oxicoco ou cranberry enquanto estiver com inflamação ou irritação nos rins. No entanto, não se deve beber muito suco de oxicoco ou cranberry, pois pode ser tóxico ao organismo se for consumido em concentrações elevadas.

A melhor opção é incluir cápsulas de cranberry na sua dieta diária.

Aloe Vera

O suco de aloe vera possui propriedades antioxidantes e desintoxicantes que ajudam no tratamento de infecções renais.

Vinagre de Maçã

Quando você mistura vinagre de maçã com um pouco de mel em um grande copo de água e bebe isso uma ou duas vezes por dia, você pode melhorar seriamente suas chances de eliminar as pedras nos rins ou manter os sintomas em um nível gerenciável.

Azeite de Oliva Extra Virgem

O azeite de oliva extra virgem deve ser consumido nas receitas das refeições diárias. Ajuda a aliviar a inflamação e desintoxica o corpo. É uma boa ferramenta e extremamente usada para impedir a rápida progressão da patologia.

Óleo de Linhaça

O óleo de linhaça ajuda a reduzir a inflamação renal. Você pode tomar esse poderoso suplemento alimentar diariamente. A melhor opção é consumir cápsulas de óleo de linhaça.

Spirulina

A spirulina ajuda a reverter os danos causados nos rins. Experimente tomar cápsulas de spirulina todos os dias e sinta os benefícios para sua saúde renal.

Gingko Biloba

A gingko biloba é um excelente remédio natural para pedra nos rins, pois atua na recuperação da atividade renal. Você pode optar por tomar gingko biloba em cápsulas.

Chá para Pedra nos Rins

chá para pedra nos rins

Chá de Quebra Pedra

Esse chá para pedra nos rins ajuda a prevenir e aliviar os sintomas de pedra nos rins.

Como preparar:

  1. Coloque dez gramas de folhas secas de quebra pedra em um litro de água.
  2. Insira as folhas na água e deixe ferver por dez minutos.
  3. Em seguida, cubra o recipiente e espere por dez minutos.
  4. Coe e sirva.

Você deve consumir de duas a três xícaras ao dia.

Nunca faça um tratamento longo, mas sempre, em períodos curtos, por até vinte e um dias. Se for necessário dar continuidade ao tratamento, dê uma pausa de uma semana, e prossiga por mais três semanas. É um poderoso chá para pedra nos rins, mas não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas e em fase de amamentação.

Chá de Dente de Leão

O chá de dente de leão é usado para o tratamento de várias doenças, por ser uma excelente fonte de vitamina A. Devido a suas propriedades diuréticas também auxilia no tratamento das doenças renais.

Como preparar:

  1. Para você preparar o chá, use apenas as folhas e a raiz.
  2. As folhas podem ser frescas ou secas.
  3. Coloque de sete a dez folhas para uma xícara de água e deixe ferver por dez minutos antes de retirar.
  4. Coe e sirva.

Esse chá para pedra nos rins é um forte aliado no combate aos sintomas.

Chá verde

Chá Verde é indicado como chá para pedra nos rins. Embora exista uma variedade de chás que são usados para o tratamento da doença renal, há um maior destaque para o chá verde, que possui propriedades antioxidantes e desintoxicantes capazes de manter os rins funcionando normalmente. É uma excelente forma de tratamento natural para amenizar os sintomas de pedra nos rins.

Dicas Saudáveis

A dieta com baixo teor de sal impede o desenvolvimento mais rápido das complicações advindas da enfermidade. O excesso de sal no corpo torna a situação muito mais difícil porque aumenta a quantidade de sódio para ser filtrado pelos rins.

De outro lado, a redução da ingestão de proteínas melhora a condição do paciente e ameniza os sintomas de pedra nos rins. Dessa forma, você deve aumentar o consumo de frutas e legumes e evitar especiarias e sais.

Estes remédios caseiros e chás para eliminar pedra nos rins são métodos alternativos, mas não curativos. É necessária uma adequada orientação médica, se você deseja ter uma vida mais saudável.

Deixe uma resposta