Amiloidose: Saiba os Benefícios do Tratamento Natural com Remédios Caseiros

O Que é Amiloidose?

A amiloidose é condição rara que não tem cura nem uma origem ou causa definida. Ocorre quando o indivíduo não produz e nem processa proteínas de forma correta. A amiloidose faz com que o corpo acumule proteínas dobradas de modo inadequado, justamente porque não consegue desfazer, dissolver em água, nem recombinar funcionalmente essas proteínas, que são distribuídas pelo corpo em sua forma inapropriada.

Com efeito, os sistemas e os tecidos dos órgãos em que são depositadas apresentarão os sintomas de maneira independente. Por essa razão, não há um rol de sintomas para a amiloidose, pois cada parte do corpo reage modo diferente.

Tipos de Amiloidose

As amiloidoses renal, cutânea, cardíaca e do sistema nervoso são as mais comuns, mas também podem ocorrer no trato digestivo, na língua, no rosto, nos olhos, e em outras parte do corpo.

Sintomas da Amiloidose

A amiloidose interrompe a função normal dos órgãos e sistemas do nosso organismo, o que pode resultar em severas complicações ou doenças secundárias devido ao seu impacto negativo no corpo. Há diferentes formas da doença, de tal sorte que para obter um diagnóstico adequado é fundamental fazer a biópsia de tecido.

Não há curas conhecidas, e os remédios caseiros são bastante limitados. A melhor maneira para reduzir os danos, é tratar os sintomas e doenças secundárias, para manter os sistemas e tecidos dos órgãos fortalecidos e reduzir os danos causados pela deficiência de proteína.

Remédio Caseiro para Amiloidose

O tratamento natural da amiloidose inclui:

  • resveratrol;
  • omega 3;
  • frutas, legumes e verduras;
  • baixa ingestão de sal;
  • alimentos com muitas fibras.

A adoção de uma dieta com baixo teor de sal impede o desenvolvimento mais rápido pelo corpo, enquanto que a dieta rica em fibras possibilita uma passagem mais suave dos alimentos pelos intestinos e também melhora a absorção dos nutrientes ingeridos nas refeições diárias.

É indicado o consumo de frutas e vegetais devido a alta concentração de fibras e nutrientes, que são benéficos para a saúde, como o potássio, que auxilia na prevenção e no tratamento.

Fica a dica de que é essencial estabelecer uma dieta devidamente balanceada com seu nutricionista. Veja os principais remédios caseiros:

Resveratrol

O resveratrol substância encontrada na uva e no vinho tinto é indicado como tratamento natural. O resveratrol tem muitos benefícios positivos para a saúde, alguns dos quais ainda não foram explicados.

Não há estudos conclusivos quanto ao seu real impacto sobre o desenvolvimento da amiloidose, mas as impressões iniciais dos estudiosos demonstram que as descobertas são muito promissoras.

Por esse motivo, é uma boa ideia incluir um ou dois copos extras de vinho tinto no consumo semanal. E melhor ainda é a ingestão de resveratrol em cápsulas, pois há maior concentração da substância.

Omega 3

O consumo de omega 3 é fundamental para quem está acometido com amiloidose. Os ácidos graxos omega 3 são um tipo de ácido gorduroso insaturado que pode amenizar a inflamação em todo o corpo.

A inflamação no corpo pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar as doenças cardíacas e os acidentes vasculares cerebrais. Dessa forma, a ingestão de omega 3 reduz a possibilidade de ocorrência de doença coronária e aterosclerose, que podem acelerar as complicações da amiloidose no sistema cardiovascular.

O omega 3 é indicado como remédio caseiro, porque pode diminuir os triglicerídeos, reduzir a pressão sanguínea, reduzir os batimentos cardíacos irregulares, diminuir a coagulação do sangue, bem como reduzir o risco de ocorrência de acidente vascular cerebral e de insuficiência cardíaca.

É aconselhável para quem sofre da doença comer de uma a duas porções de peixe por semana, pois são ricos em ácidos graxos omega 3. Experimente incluir na sua dieta diária o suplemento alimentar omega 3 em cápsulas e obtenha muitos benefícios para sua saúde.

Estes remédios caseiros são métodos alternativos, mas não curativos. É necessária uma adequada orientação médica, se você deseja ter uma vida mais saudável.