Ansiedade: O que é, Sintomas, Como Controlar, Tratamento Natural

O Que é a Ansiedade?

transtorno de ansiedade generalizada

Ansiedade é um transtorno que aflige grande parcela da população devido ao ritmo imposto pela vida moderna. O sentimento emocional de cada indivíduo precisa ser trabalhado e controlado já que pode se transformar em um estado patológico. De acordo com o manual de diagnóstico e estatística de transtornos mentais – DSM IV -, publicado pela associação americana de psiquiatria, pode ser classificada em:

  • agorafobia;
  • agorafobia sem história de transtorno de pânico;
  • ataque de pânico;
  • fobia específica;
  • fobia social;
  • transtorno de ansiedade devido a uma condição médica geral;
  • transtorno de ansiedade induzido por substância;
  • transtorno de ansiedade sem outra especificação;
  • transtorno de estresse pós traumático;
  • transtorno de pânico com agorafobia;
  • transtorno de pânico sem agorafobia;
  • transtorno do pânico;
  • transtorno obsessivo compulsivo.

Sintomas da Ansiedade

Podem ser manifestados de forma física ou mental.

Sintomas de ordem mental são:

  • dispersão ou má concentração;
  • nervosismo e agitação constante;
  • medo sem motivo aparente;
  • preocupação excessiva.

Sintomas de ordem física são:

  • dor no peito ou aumento dos batimentos cardíacos;
  • insônia ou perda do sono;
  • espasmos musculares;
  • hiperventilação ou respiração rápida;
  • transpiração com sudorese intensa e fria;
  • fraqueza corporal e má disposição;
  • problemas gastrointestinais, como diarreia e prisão de ventre;
  • roer unhas e ranger os dentes.

Remédio Natural para Ansiedade

remédio floral para ansiedade

Saiba como controlar a ansiedade de forma natural. Se não estiver em nível considerado grave, os tratamentos naturais podem ser muito eficientes, justamente porque são atitudes simples e fáceis de ser adaptadas ao estilo de vida normal de qualquer pessoa.

É preciso entender como controlar a ansiedade para que você possa adotar uma postura consciente com mudança de hábitos, que sejam capazes de transformar sua rotina diária, de forma a restabelecer uma vida saudável. A vantagem do tratamento natural é que também pode ser complementado com medicamentos.

As ervas geralmente usadas como remédios para ansiedade são os cravos da índia, o bálsamo, o lúpulo, a madeira da flor de laranjeira, erva cidreira e a camomila. A maioria dessas ervas não só combate a ansiedade, mas também melhora a imunidade. Para obter melhores resultados, deve consumir chá feito com essas ervas de duas a três vezes por dia. Veja os principais remédios caseiros:

Erva Cidreira

O chá de Erva Cidreira é o remédio caseiro mais conhecido popularmente para tratar os sintomas da ansiedade, mas a erva também pode ser usada na forma de  óleos essenciais que acalmam levemente.

Camomila 

O chá de camomila feito de suas folhas e flores ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão.

Erva de São João

É bastante recomendada para tratar a doença. Procure sempre orientação médica, antes de iniciar qualquer tratamento natural, seja como floral ou cápsulas.

Passiflora

É uma das espécies de flor de maracujá e também conhecida com “flor da paixão”. Apesar de também ser consumida como chá, a forma mais indicada pelos médicos e nutricionistas é a ingestão de cápsulas de passiflora. Tem efeito calmante e alivia os sintomas da ansiedade e da depressão.

Valeriana

A raiz da Valeriana tem propriedades terapêuticas que ajudam a melhorar a qualidade do sono e promovem o relaxamento corporal.  Você pode consumir na forma de chá, apesar do gosto amargo. Ou se preferir, optar por ingerir cápsulas de Valeriana.

Ashwagandha

A Ashwagandha reduz o estresse e é um forte aliado no combate dos sintomas da ansiedade. Ajuda a relaxar a mente e acalmar os nervos do corpo. Experimente incluir na sua dieta diária o consumo de cápsulas de Ashwagandha e veja os benefícios para sua saúde!

Dicas Saudáveis

Dieta nutritiva

É evidente que maus hábitos alimentares influenciam no nosso bom humor. Uma dieta nutritiva bem balanceada ajuda a manter o organismo com funcionamento regular, melhorando a digestão dos alimentos e ingestão dos nutrientes pelo corpo.

Você precisa saber que mente e corpo estão plenamente associados um ao outro, e que pode lutar contra a ansiedade, mantendo uma boa dieta. Os vegetais verdes, como espinafre e couve, possuem um teor elevado de magnésio, o que é muito bom.

Há ervas que tem efeito relaxante para a mente e o corpo, de maneira que se forem incluídas em sua dieta diária, o nível de ansiedade pode cair consideravelmente.

Exercícios físicos

A maneira mais simples para reduzir a ansiedade é praticar exercícios físicos com regularidade. São pequenas mudanças na sua rotina diária que irão proporcionar uma melhora na sua saúde mental. Veja que uma caminhada ao ar livre ou um exercício de alongamento feito em casa podem colocar o corpo e a alma em sintonia, já que ajudam a relaxar a mente.

Adotar esses hábitos saudáveis leva o corpo a produzir serotonina, um produto químico que ativa a função cerebral e aumenta a sensação de bem estar. Se você quer adotar uma nova postura, volte a praticar seu esporte favorito, certamente isso auxiliará no tratamento dos sintomas.

Meditação e ioga

Meditação e ioga tornaram o seu dia a dia mais leve, o relaxamento da mente e do corpo propicia um alívio. Faça uma sessão de vinte minutos todos os dias e logo sentirá os efeitos benéficos para sua saúde.

Massagem

Uma massagem corporal ou capilar melhora a circulação sanguínea e promove uma sensação de bem estar físico e mental, o que afasta a sensação de desconforto e angústia, diminuindo a ansiedade.

Vida Social

  • O essencial é ter uma vida social que possa te manter ocupado.
  • Não fique ocioso, isso permite que sua mente possa ter pensamentos negativos.
  • Faça contato com seus amigos e sua família, embora você possa querer se manter afastado e ficar sozinho.
  • Não guarde rancor ou qualquer ressentimento, aquilo que não é dito ou falado pode trazer infelicidade e ansiedade.
  • Pense diferente, haja com o seu coração no presente e com sua mente voltada para o futuro.
  • Estabeleça objetivos e metas a ser alcançados para ter uma nova energia e entusiasmo.
  • Planeje seus momentos de lazer, se possível marque uma viagem para suas férias.

Satisfação Pessoal e Mental

  • Ajude quem precisa, promova o bem do próximo na luta em prol de uma causa social.
  • Algumas atitudes simples trazem satisfação pessoal e mental.
  • Procure um orfanato, um hospital com crianças com câncer ou um asilo de idosos.
  • Faça trabalha voluntário, gaste seu precioso tempo com alguém que necessita de ajuda e faça a diferença na vida dessas pessoas. Você vai se sentir útil e apreender a dar valor ao que realmente interessa.

Como Controlar a Ansiedade

Você também pode inserir no seu dia a dia a terapia comportamental combinada com a medicação prescrita pelo profissional de saúde. Esse tipo de tratamento combinado trará não só um alívio nos sintomas da crise de ansiedade, mas também diminuirá chances de ter uma recaída.
Os tratamentos complementares incluem:

  • hipnose;
  • técnicas de relaxamento;
  • biofeedback.

Há vários tratamentos alternativos, mas a escolha deve ser feita de forma individual e sempre com acompanhamento médico. O transtorno de ansiedade, antes de se tornar muito grave, pode ser tratado se forem seguidos métodos contínuos e adequados para relaxamento do corpo e da mente.