Alzheimer: O que é, Sintomas, Como Tratar e Remédios Caseiros

O que é Doença de Alzheimer?

A doença mal de alzheimer é a forma mais comum de demência. A demência é uma doença neurológica progressiva que atinge diversas funções cerebrais, notadamente a memória. Não há uma causa determinante, mas sim vários fatores de risco que podem desencadear tal desordem progressiva do cérebro ou doença mal de alzheimer, são elas:

  • aumento da idade ou velhice;
  • condições associadas a doenças cardiovasculares;
  • estilo de vida e alimentação inadequada;
  • fator genético com histórico familiar;
  • lesões graves na cabeça anteriores;

Sintomas da Doença de Alzheimer

No início, o principal sintoma da doença alzheimer é o lapso de memória, tais como, esquecer conversas e eventos recentes ou perder objetos. Há também sinais de alterações de humor, como aumento da ansiedade e inquietação, seguidos de períodos de confusão mental.

À medida que progride, os problemas de memória pioram. A pessoa tem dificuldade para reconhecer e lembrar os nomes das pessoas mais próximas, inclusive da família e dos amigos. Por se tratar de uma doença degenerativa, pode mudar drasticamente a vida de uma pessoa. No estágio mais grave da doença de alzheimer, as pessoas necessitam de cuidados e assistência em tempo integral para fazer as atividades cotidianas, como comer, andar e ir ao banheiro. E os sintomas se tornam cada vez mais graves.

É notória a mudança comportamental e a dificuldade de se manter uma rotina diária, com a prática de atividades corriqueiras. Veja as complicações daí decorrentes:

  • alucinações e delírios;
  • desorientação em relação ao tempo e lugar;
  • dificuldade em se locomover sem ajuda;
  • dificuldade para comer e engolir ou disfagia;
  • incontinência urinária ou intestinal;
  • falta de iniciativa;
  • mudança de personalidade;
  • mudanças frequentes de comportamento e humor;
  • perda da memória de curto e longo prazo;
  • perda de apetite.

Não há cura para a doença de alzheimer, mas há medicamentos disponíveis que podem ajudar a aliviar os sintomas e retardar a progressão da doença. O tratamento médico prescrito pode ser combinado com remédios caseiros para obter melhores resultados.

Remédios Caseiros para Doença de Alzheimer

Existem tratamentos naturais que se mostram como uma alternativa complementar para a pessoa que sofre com tal desordem progressiva da atividade cerebral. Tratamentos psicológicos, como a terapia de estimulação, podem ser usados para auxiliar a preservar a memória, assim como as habilidades cognitivas e a capacidade de se expressar por meio da linguagem.

O tratamento natural com remédios caseiros para doença de alzheimer inclui ginkgo biloba, plantas medicinais, ervas e alimentos com substâncias antioxidantes.

Ginkgo Biloba

Ginkgo Biloba ajuda a regular a circulação sanguínea, limpa as artérias bloqueadas e dá força ao sistema cardiovascular. Induz o relaxamento aos nervos do cérebro e o aprimoramento da memória. É bastante utilizado como tratamento natural para a demência e a doença de alzheimer.

Plantas Medicinais

Huperzine A e a vinpocetina e a são eficazes no tratamento da doença de alzheimer, porque protegem as células do cérebro de danos devido a suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Omega 3

O óleo de linhaça tem elevado teor de ácidos graxos omega 3, que preserva a memória e nutre o cérebro. Experimente incluir na sua dieta diária cápsulas de óleo de linhaça.

Geleia Real

A geleia real combate os sintomas da doença, pois ajuda a melhorar a memória. Você pode optar por consumir geleia real em cápsulas.

DHA

O ácido docosahexaenoico ou DHA é um ácido gordo poli-insaturado, pertencente à família dos omegas 3, encontrado principalmente nos óleos de peixe, que tem um efeito protetor contra acidente vascular cerebral, doença de alzheimer e da demência. A melhor opção é adicionar DHA em cápsulas na sua dieta diária.

Coenzima Q10

A coenzima Q10 é muito recomendada para o tratamento da doença porque dá energia celular. A dosagem indicada é de 100 mg por dia. Faça um benefício à sua saúde e tome coenzima Q10 em cápsulas diariamente.

Vitaminas B1, B12 e E

As vitaminas B1, B12 e E são suplementos alimentares indicados para aumentar a capacidade cognitiva e mental.

Dicas Saudáveis

É recomendado procurar sempre normalizar a pressão arterial, com a prática de exercícios físicos, mentais e meditação. A pressão alta é uma das causas da perda de memória, por isso mantenha o controle de sua pressão arterial nos níveis adequados.

A meditação é uma das formas mais fáceis e simples de tratar a doença de alzheimer. No início, faça uma sessão de cinco minutos, até conseguir chegar a sessões de vinte a trinta minutos. Pratique diariamente duas vezes, uma pela manhã e outra antes de deitar à noite. A meditação promove o relaxamento e melhora o desempenho mental.

Você precisa adotar um estilo de vida com hábitos mais saudáveis, já que essa mudança certamente ajudará a prevenir e combater a demência. Faça exercícios físicos regularmente todos os dias e realize atividades para ativar a memória.