in ,

Alzheimer – O que é, Sintomas, Como Tratar e Remédios Caseiros

Como identificar os sintomas do Alzheimer

A doença mal de alzheimer é a forma mais comum de demência. A demência é uma doença neurológica progressiva que atinge diversas funções cerebrais, notadamente a memória. Nesse artigo abordaremos alguns sintomas do Alzheimer. Porém, não há uma causa determinante, mas sim vários fatores de risco que podem desencadear tal desordem progressiva do cérebro ou doença mal de alzheimer, são elas:

  • aumento da idade ou velhice;
  • condições associadas a doenças cardiovasculares;
  • estilo de vida e alimentação inadequada;
  • fator genético com histórico familiar;
  • lesões graves na cabeça anteriores;

Sintomas do Alzheimer

No início, o principal sintoma da doença alzheimer é o lapso de memória, tais como, esquecer conversas e eventos recentes ou perder objetos. Há também sinais de alterações de humor, como aumento da ansiedade e inquietação, seguidos de períodos de confusão mental.

À medida que progride, os problemas de memória pioram. A pessoa tem dificuldade para reconhecer e lembrar os nomes das pessoas mais próximas, inclusive da família e dos amigos. Por se tratar de uma doença degenerativa, pode mudar drasticamente a vida de uma pessoa. No estágio mais grave da doença de alzheimer, as pessoas necessitam de cuidados e assistência em tempo integral para fazer as atividades cotidianas, como comer, andar e ir ao banheiro. E os sintomas se tornam cada vez mais graves.

É notória a mudança comportamental e a dificuldade de se manter uma rotina diária, com a prática de atividades corriqueiras. Veja as complicações daí decorrentes:

  • alucinações e delírios;
  • desorientação em relação ao tempo e lugar;
  • dificuldade em se locomover sem ajuda;
  • dificuldade para comer e engolir ou disfagia;
  • incontinência urinária ou intestinal;
  • falta de iniciativa;
  • mudança de personalidade;
  • mudanças frequentes de comportamento e humor;
  • perda da memória de curto e longo prazo;
  • perda de apetite.

Não há cura para a doença de alzheimer, mas há medicamentos disponíveis que podem ajudar a aliviar os sintomas e retardar a progressão da doença. O tratamento médico prescrito pode ser combinado com remédios caseiros para obter melhores resultados.

Remédios Caseiros para Doença de Alzheimer

Existem tratamentos naturais que se mostram como uma alternativa complementar para a pessoa que sofre com tal desordem progressiva da atividade cerebral. Tratamentos psicológicos, como a terapia de estimulação, podem ser usados para auxiliar a preservar a memória, assim como as habilidades cognitivas e a capacidade de se expressar por meio da linguagem.

O tratamento natural com remédios caseiros para doença de alzheimer inclui ginkgo biloba, plantas medicinais, ervas e alimentos com substâncias antioxidantes.

Ginkgo Biloba

Ginkgo Biloba ajuda a regular a circulação sanguínea, limpa as artérias bloqueadas e dá força ao sistema cardiovascular. Induz o relaxamento aos nervos do cérebro e o aprimoramento da memória. É bastante utilizado como tratamento natural para a demência e a doença de alzheimer.

Plantas Medicinais

Huperzine A e a vinpocetina e a são eficazes no tratamento da doença de alzheimer, porque protegem as células do cérebro de danos devido a suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Ômega 3

O óleo de linhaça tem elevado teor de ácidos graxos omega 3, que preserva a memória e nutre o cérebro. Experimente incluir na sua dieta diária cápsulas de óleo de linhaça.

Geleia Real

A geleia real combate os sintomas da doença, pois ajuda a melhorar a memória. Você pode optar por consumir geleia real em cápsulas.

DHA

O ácido docosahexaenoico ou DHA é um ácido gordo poli-insaturado, pertencente à família dos omegas 3, encontrado principalmente nos óleos de peixe, que tem um efeito protetor contra acidente vascular cerebral, doença de alzheimer e da demência. A melhor opção é adicionar DHA em cápsulas na sua dieta diária.

Coenzima Q10

A coenzima Q10 é muito recomendada para o tratamento da doença porque dá energia celular. A dosagem indicada é de 100 mg por dia. Faça um benefício à sua saúde e tome coenzima Q10 em cápsulas diariamente.

Vitaminas B1, B12 e E

As vitaminas B1, B12 e E são suplementos alimentares indicados para aumentar a capacidade cognitiva e mental.

Dicas Saudáveis

É recomendado procurar sempre normalizar a pressão arterial, com a prática de exercícios físicos, mentais e meditação. A pressão alta é uma das causas da perda de memória, por isso mantenha o controle de sua pressão arterial nos níveis adequados.

A meditação é uma das formas mais fáceis e simples de tratar a doença de alzheimer. No início, faça uma sessão de cinco minutos, até conseguir chegar a sessões de vinte a trinta minutos. Pratique diariamente duas vezes, uma pela manhã e outra antes de deitar à noite. A meditação promove o relaxamento e melhora o desempenho mental.

Você precisa adotar um estilo de vida com hábitos mais saudáveis, já que essa mudança certamente ajudará a prevenir e combater a demência. Faça exercícios físicos regularmente todos os dias e realize atividades para ativar a memória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

O que achou do conteúdo?

52 Points
Upvote Downvote

Escrito por Salve Saúde

o que causa alergia

O que causa Alergia, Sintomas de Alergia e Tratamento Natural

Aterosclerose

Aterosclerose: Principais Causas, Sintomas, Tipos e Tratamentos