Depressão Pós Parto: Saiba o que é, os Sintomas e o Melhor Tratamento

Descubra tudo sobre a Depressão Pós Parto: entenda o que é, quais são os sintomas, como tratar e os principais remédios naturais.

sintomas depressão pós parto

O que é?

A depressão pós parto é uma condição psíquica ocasionada por uma reação emocional que inclui um imenso desejo de chorar, enorme preocupação, grande insegurança e muita fadiga. Normalmente, a tristeza profunda começa alguns dias depois de ter o bebê e continua por semanas ou meses seguintes, impedindo você de fazer suas atividades normais, como cuidar de si mesmo e de outras pessoas.

O parto é uma dádiva divina e a realização de um sonho, mas a depressão pós parto pode se tornar um pesadelo e afetar o seu bem estar e de sua família, por isso quanto mais informação você tiver sobre a doença, os sintomas, o tratamento médico e os remédios naturais disponíveis maiores serão as chances de cura. Se você estiver com dificuldades de enfrentar a depressão pós parto, converse e  peça orientação para o seu médico imediatamente.

Sintomas da Depressão Pós Parto 

Os principais sintomas de depressão pós parto são:

  • agitação ou preguiça;
  • dificuldade de concentração;
  • insônia;
  • perda de apetite ou consumo exagerado de alimentos;
  • raiva ou irritação sem motivo;
  • sentimento de culpa excessiva;
  • tristeza intensa;
  • vontade de ficar só e evitar contato com amigos e familiares.

Tratamento Natural

O tratamento natural para depressão pós parto inclui açafrão, ginkgo biloba, óleo de peixe, vitamina B, iogurte, erva de são joão, cereais e vegetais de folhas verdes.

Você precisa adotar um estilo de vida com hábitos alimentares mais saudáveis, já que essa mudança certamente ajudará a prevenir e combater a depressão pós parto. Faça exercícios físicos regularmente todos os dias e realize atividades para ativar o cérebro, como exemplo, a meditação.

Os remédios naturais para depressão pós parto incluem:

Vitamina B

A ingestão de vitamina B, em especial B6, B9 e B12, melhora a absorção dos nutrientes dos alimentos, age na limpeza do corpo e causa sensação de bem estar, promovendo uma melhoria na qualidade de vida. Você pode tomar suplemento alimentar ou consumir alimentos como atum, ovos, espinafre, couve, dentre outros.

Açafrão

O açafrão é uma fonte rica em antioxidantes e muito indicado para tratar a depressão pós parto. A curcumina, substância presente no açafrão, tem propriedades anti-inflamatórias, o que ajuda a amenizar os sintomas depressivos. Adicione açafrão como tempero nas suas refeições diárias ou tome suplemento alimentar todos os dias.

Iogurte

A ingestão de iogurte certamente trará inúmeros benefícios à sua saúde e reflexos no seu bem estar, o que afasta os sintomas de depressão pós parto. O iogurte otimiza a digestão e equilibra os níveis de bactérias no intestino. Além disso, tem um excelente efeito sobre a saúde cardiovascular, já que o cálcio ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Você deve consumir iogurte diariamente.

Cereais

Se você sofre de depressão pós parto, você precisa aumentar os níveis de serotonina, por isso é recomendado ingerir alimentos ricos em minerais. Inclua cereais na sua dieta diária.

Ginkgo biloba

O ginkgo biloba age para fortalecer os vasos sanguíneos e as artérias, melhorar a circulação e moderar a pressão arterial, o que induz a produção de serotonina no cérebro. Você pode incluir o chá da erva ginkgo biloba em sua dieta diária, já que se trata de um poderoso remédio natural.

Óleo de peixe

Óleo de peixe possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda na redução da pressão arterial. Você pode tomar suplementos feitos à base de óleo de peixe, isso diminui a instabilidade do humor e melhora a atividade cognitiva.

Erva de são joão

A erva de são joão é um forte aliado para afastar os sentimentos de ansiedade ou depressão pós parto, pois possui substâncias que estimulam a produção de serotonina. Você pode tomar diariamente o chá ou suplementos alimentares contendo a erva de são joão em sua composição.

Meditação

A meditação é uma das formas mais fáceis e simples de tratar os sintomas da depressão pós parto. No início, faça uma sessão de cinco minutos, até conseguir chegar a sessões de vinte a trinta minutos. Pratique diariamente duas vezes, uma pela manhã e outra antes de deitar à noite. A meditação promove o relaxamento e melhora o desempenho mental.

Você pode optar por utilizar remédios naturais e ainda obter resultados significativos com o tratamento natural para combater os sintomas da doença, mas sempre procure orientação médica antes de iniciar qualquer tratamento para evitar efeitos colaterais.