Apneia do Sono: O que é, Sintomas, Tratamento Caseiro e Como Curar

apneia obstrutiva do sono

O Que é Apneia Obstrutiva do Sono?

Há pessoas que, além de roncar, sofrem repetidas pausas respiratórias que variam de 10 até 120 segundos. É característico da apneia obstrutiva do sono ter essas pausas intercaladas com o ronco, momento em que ocorre a cessação temporária da respiração.

Quando a respiração para, o coração continua a bater, mas normalmente há uma queda transitória nos níveis de oxigênio no sangue. Se forem muito frequentes, a pessoa afetada permanecerá boa parte da noite com baixas concentrações de oxigênio no sangue.

Uma das consequências mais significativas da apneia obstrutiva do sono é a fragmentação e interrupção do sono. Para diagnosticar a apneia obstrutiva do sono é necessário realizar um estudo do sono.

A polissonografia é a forma mais precisa, pois avalia como você respira enquanto dorme, da seguinte forma:

  • mede o fluxo de ar;
  • o esforço de respiração;
  • o nível de oxigenação do sangue;
  • desempenho do coração.

Sem o teste é impossível excluir um quadro de apneia obstrutiva do sono. A incidência nos homens é 2,5 vezes maior do que as mulheres, muito embora aumente o percentual nas mulheres durante a menopausa.

Causa Depressão?

Um grupo de pesquisadores realizou um estudo no Canadá e comprovou que pessoas que sofrem de interrupção da respiração durante o sono podem ter problemas no trabalho, nas relações sociais e comportamentais, o que pode afetar a saúde mental e levar ao estado depressivo.

Apneia do Sono pode Matar?

As pessoas que têm apneia obstrutiva do sono (SAOS) podem ter um risco muito maior de sofrer de morte súbita, de acordo com os resultados de um estudo do Colégio Americano de Cardiologia, dos Estados Unidos.

Os investigadores analisaram a 10.701 pacientes com SAOS durante uma média de 5,3 anos. Nesse tempo, 142 pessoas sofreram morte súbita, com 20 episódios de apneia por hora e um nível de saturação de oxigênio abaixo de 78%. O estudo mostrou que uma queda abaixo desse percentual aumenta o risco de morte súbita em 80%.

De acordo com o dr. Deepak , autor do estudo, sofriam de problemas:

“As pessoas com risco de ter apneia obstrutiva deveriam ser examinadas com um estudo do sono. Em seguida, receber um tratamento para a apnéia pode reduzir o seu risco de sofrer morte súbita”.

Sintomas da Apneia Obstrutiva do Sono

Os sintomas mais comuns podem ser:

  • boca seca;
  • depressão;
  • dor de cabeça;
  • falta de concentração;
  • irritabilidade;
  • mudanças de humor;
  • perda da memória.

Nos casos graves, além dos problemas descritos, há um significativo aumento do risco de doenças mais severas, tais como, a hipertensão, doença isquêmica cardíaca e acidentes vasculares cerebrais.

Tratamento Médico

Nos estágios mais avançados da apneia obstrutiva do sono, normalmente é utilizado o tratamento com pressão positiva, mais comumente chamado pelas iniciais em inglês CPAP. Consiste em aparelho com uma máscara nasal ou naso bucal conectada por um tubo a um pequeno dispositivo.

Aparelho CPAP

aparelho para apneia do sono

O dispositivo CPAP é um compressor de ar, que emite uma corrente de ar para evitar o colapso das vias aéreas enquanto você dorme, permitindo a respiração normal durante à noite. As medidas cirúrgicas podem ser de vários tipos, mas todas são baseadas em uma análise inicial de um médico otorrinolaringologista. A escolha do tratamento mais indicado deve ser feita com uma avaliação individualizada e de acordo com um plano elaborado pelos especialistas. Os remédios caseiros devem ser utilizados de forma complementar e preventiva.

Remédios Caseiros

O tratamento natural com remédios caseiros para combater os sintomas da apneia obstrutiva do sono inclui o consumo de:

  • Magnésio
  • Passiflora
  • Valeriana
  • Ashwagandha

Magnésio

A apneia obstrutiva do sono afeta principalmente os músculos da região da garganta superior, por isso você deve garantir a reposição do magnésio, que afeta diretamente os músculos do nosso corpo. Você deve ingerir alimentos com esse mineral como vegetais de folhas verde, banana, feijão e abacate. Ou se preferir, pode optar por tomar suplemento alimentar de magnésio em cápsulas.

Passiflora

É uma das espécies de flor de maracujá e também conhecida com “flor da paixão”.  Apesar de também ser consumida como chá, a forma mais indicada pelos médicos e nutricionistas é a ingestão de cápsulas de passiflora. Tem efeito calmante e alivia os sintomas da apneia obstrutiva do sono.

Valeriana

A raiz da Valeriana tem propriedades terapêuticas que ajudam a melhorar a qualidade do sono e promovem o relaxamento corporal.  Você pode consumir na forma de chá, apesar do gosto amargo. Ou se preferir, optar por ingerir cápsulas de Valeriana.

Ashwagandha

A Ashwagandha reduz o estresse, ajuda a relaxar a mente e acalmar os nervos do corpo. Experimente incluir na sua dieta diária o consumo de cápsulas de Ashwagandha e veja os benefícios para sua saúde!

Dicas Saudáveis

As medidas a serem tomadas para tratar a apneia obstrutiva do sono devem ser semelhantes às estabelecidas para evitar o ronco, mas, dada a maior gravidade, exigem maior esforço, são elas:

  • perder peso;
  • praticar ioga;
  • não dormir de bruços;
  • evitar a ingestão de álcool, tranquilizantes ou o consumo de tabaco;
  • praticar exercícios físicos regularmente.

Praticar ioga

Os exercícios de ioga estão relacionados com a redução da inflamação e a abertura das vias aéreas, por essa razão as técnicas de respiração são extremamente eficazes para reduzir os sintomas da apneia obstrutiva do sono.

Perder peso

A obesidade está associada ao desconforto enquanto você dorme, pois o excesso de gordura na garganta e no pescoço pode bloquear as vias respiratórias, causando ronco e a interrupção do sono.

Cura

A apneia do sono, em alguns casos, pode ser curada com o emagrecimento saudável , caso a pessoa volte ao seu peso ideal.

Faça exercícios físicos regularmente

Os exercícios físicos aeróbicos fortalecem o sistema cardiorrespiratório e ajudam a prevenir a apneia obstrutiva do sono.

Evite dormir de bruços

Quando você dorme de bruços, é muito mais difícil para seu sistema respiratório evitar o bloqueio das vias aéreas.