Artrite Reumatoide tem Cura? Trate os Sintomas com Remédios Caseiros

0
Publicidade

O que é artrite reumatoide?

sinais da artrite reumatoide

Artrite reumatoide é uma inflamação articular que gera sintomas como dor, dificuldades para realizar atividades corriqueiras e até mesmo deformidade. Trata-se de uma doença crônica capaz de atingir e inflamar várias articulações. Normalmente gera uma degradação progressiva da cartilagem.

Para melhor compreender a gravidade da doença, é preciso entender a importância dessa proteção cartilaginosa. A cartilagem age como uma espécie de amortecimento na junção dos seus ossos e quando desaparece, o atrito entre os ossos incomoda e deixa bastante dolorida a região atingida. Existem diferentes tipos de artrite, incluindo artrite reumatoide e osteoartrite ou artrose.

Causas da artrite

As principais causas da artrite são: 

Há estudos que indicam que o tabagismo é um fator que aumenta o risco de ocorrência de artrite reumatoide. A artrite tem uma estreita relação com sistema imunológico do corpo, por isso uma dieta nutritiva e hábitos saudáveis podem realmente auxiliar na prevenção da causa e no combate dos sintomas, como forma de impedir o desenvolvimento da doença.

Sintomas da artrite reumatoide

Os sintomas da artrite reumatoide mais corriqueiros incluem:

  • dor no joelho;
  • dor nas mãos;
  • dor constante nas articulações;
  • edema;
  • calor;
  • vermelhidão.

As articulações inflamadas são afetadas pela maior rigidez e fadiga. Com o avanço da doença, há perda progressiva da cartilagem articular e os pacientes podem sofrer com deformidades ocasionadas pela artrite, o que pode levar até mesmo para um estado de incapacidade total de realizar as atividades tanto de ordem pessoal como profissional.

sinais e sintomas da artrite reumatoide

Os sintomas do doença acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens e tem início, na maioria dos casos, entre 30 e 40 anos, aumentando sua incidência com a idade.
As articulações são mais atingidas pelos sintomas da artrite reumatoide são:

  • ancas;
  • dedos;
  • joelhos;
  • lombar;
  • pés;
  • pescoço.

Quem tem artrite pode apresentar dificuldade de movimentação, tais como:

  • caminhar;
  • elevar as pernas;
  • ficar agachado;
  • segurar e levantar objetos
  • subir escadas.

Os sintomas podem ocorrer em qualquer idade, inclusive nas crianças, e normalmente afeta mais de uma articulação ao mesmo tempo.

Publicidade

Tratamento para artrite


Como tratar artrite
? O tratamento para artrite reumatoide depende da gravidade dos sintomas e do tipo. É indicado o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e imunossupressores, de acordo com orientação e prescrição médica. Os medicamentos são usados ​​para tratar a dor, bem como diminuir os sintomas e a inflamação, enquanto que os exercícios físicos e a fisioterapia podem ajudar a aumentar a mobilidade.

O esforço em excesso deve ser evitado por precaução em razão do desgaste natural nas articulações. A doença não tem cura e o tratamento é feito basicamente com medicamentos, associados a exercícios físicos, dieta e fisioterapia, mas, nos casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia.
Os remédios caseiros aliviam os sintomas e são extremamente benéficos para o tratamento da artrite reumatoide. Consulte sempre o seu médico, antes de tomar qualquer tipo de medicação.

Remédios caseiros para artrite

remédio natural para artrite reumatoide

Remédio natural caseiro para artrite reumatoide como tratamento inclui a ingestão de ômega 3, gengibre, açafrão, alho, suco de batata, bem como o uso de sacos de arroz e massagens diárias para aliviar as dores nas articulações. Evite o consumo de gorduras saturadas.

Alho

A ingestão de alho é muito indicada para o alívio da dor associada à artrite, porque reduz o inchaço nas articulações. Há várias maneiras de consumir alho. Você pode cozinhar sua comida com alho ou polvilhar alho sobre sua refeição diária.

Ômega 3

Você deve incluir peixes nas suas refeições diárias. Os peixes, como sardinha e salmão, são ricos em ômega 3, que tem se mostrado extremamente eficaz no tratamento da dor da artrite. Outra alternativa, é consumir cápsulas de  ômega 3 disponíveis no mercado.

Gengibre

Gengibre possui efeitos analgésicos e anti-inflamatórios no corpo. Estudos comprovam que o gengibre reduz a inflamação das articulações e melhora a saúde digestiva. Coloque o gengibre em chás ou sucos, e passe consumir uma pequena quantidade diariamente.

Açafrão

Açafrão é conhecido por ter uma substância chamada curcumina, que já é comprovadamente um poderoso remédio anti-inflamatório natural. Os efeitos da cúrcuma incluem a diminuição do inchaço e da dor associada à artrite, bem como a redução da destruição das cartilagens das articulações. Você pode utilizar o açafrão para temperar a comida ou ingerir cápsulas disponíveis no mercado.

Batata

Você deve espremer a batata, coar e tomar o suco. Na sua dieta diária, é preciso incluir batatas, pois ajudam a reduzir a dor. É uma excelente forma de tratar os sintomas da artrite.

Arroz

Coloque arroz em uma meia ou algum tecido e dê um nó na sua extremidade. Esquente no microondas por pouco tempo. Coloque nos locais que estão doloridos, isso servirá como almofada para ajudar na redução do inchaço e da sensibilidade associada aos sintomas da doença.

Deixe uma resposta