Categoria: Saúde das Articulações

saúde das articulações

Na categoria Saúde das Articulações, Salve Saúde reúne tópicos que oferecem maneiras para você manter sua articulação forte e saudável.

A articulação é a ligação entre dois ossos. As articulações têm ao seu redor estruturas que permitem que você dobre os cotovelos e os joelhos, mexa os quadris, a curvatura das costas, vire a cabeça, e movimente os dedos.

Quando a saúde das articulações está comprometida as dores tornam-se comuns e a qualidade de vida é afetada. Hoje em dia, muitas pessoas sofrem de problemas nas articulações; e com o envelhecimento da população, lesões e excesso de peso a situação pode piorar. Além disso, esses fatores podem levar a uma reação que pode danificar as articulações e levar à artrite.

A melhor maneira de cuidar de suas articulações é manter seus músculos, ligamentos e ossos fortes e estáveis. Aqui estão algumas dicas para a boa saúde das articulações.

Controle o peso para manter a saúde das articulações

Manter o seu peso dentro de uma faixa saudável é a melhor coisa que você pode fazer para a saúde das articulações. As articulações que suportam peso, como joelhos, quadris e costas, tem o suporte de alguns, se não todos, do seu peso corporal. É por isso que tantas pessoas obesas têm problemas articulares.

Quanto maior for o seu excesso de peso, mais desgaste que você vai colocar em suas articulações. A perda de peso reduz a pressão sobre os joelhos, quadris e costas e ajuda a evitar lesões.

Exercício para a saúde das articulações

O exercício pode ajudar você a perder os quilos extras e manter um peso saudável. Algumas pesquisas sugerem que o exercício aeróbico pode reduzir o inchaço das articulações. Se suas articulações incomodá-lo, opte por exercícios sem impacto, que não forcem as articulações. Como por exemplo: natação ou andar de bicicleta.

Outra ideia saudável: é não ficar parado! Sedentários, computador de viciados e de todos os que permanecem sentados na cadeira o dia todo, têm um alto risco para a dor nas articulações. Menos movimento significa mais rigidez nas articulações, a imobilidade pode acelerar o processo de degeneração, tornando-se um círculo vicioso.

Então é preciso se levantar e se mexer, mudar de posição constantemente. Faça pausas frequentes no trabalho, alongue o seu corpo ou dê um curto passeio a pé. Manter-se ativo é um aspecto muito importante para a saúde articulações.