Categoria: Guias de Saúde

saúde

Nesta categoria, Salve Saúde reúne tópicos relacionados ao tema vida saudável com conteúdo informativo e atualizado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é a condição de todo o ser vivo que goza de pleno bem-estar físico, mental e social. Ou seja, o conceito não só engloba doenças ou condições, mas vai bem além disso. Em outras palavras, a ideia de ser saudável pode ser explicada como o grau de eficiência do metabolismo e as funções de um ser vivo a nível micro (celular) e macro (social).

O estilo de vida, ou seja, a taxa de hábitos e costumes, que tem um indivíduo, pode ser benéfico para a saúde, mas também pode vir a prejudicar ou afetar de modo negativo. Por exemplo, uma pessoa que mantém uma alimentação equilibrada e que realiza atividades físicas no cotidiano tem maiores probabilidades de ser saudável. Pelo contrário, uma pessoa que come e bebe em excesso, e ainda fuma, corre sérios riscos de sofrer de doenças evitáveis.

A saúde pode ser reconhecida e analisada a partir de duas perspectivas: física e mental, embora, na realidade, trata-se de dois aspectos relacionados entre si. Para manter a saúde física em boas condições, recomenda-se fazer exercícios regularmente e ter uma dieta equilibrada e saudável, com variedade de nutrientes e de proteínas.

Assim, é importante salientar que, para gozar de um físico saudável faz-se necessário que a pessoa em questão conta com uma série de hábitos, tanto alimentares como desportivos. Assim, em relação ao primeiro aspecto, é importante destacar que as dietas devem ser nutritivas e equilibradas. E na medida do possível, evitar tudo o que se refere à ingestão de álcool e outras drogas, incluindo o tabaco.

Quanto à prática de esporte existem muitas disciplinas que contribuem para que o indivíduo goze de uma boa forma. Assim, pode-se levar a cabo a prática da natação, andar de bicicleta ou correr. Não obstante, é verdade que nos últimos anos, as atividades físicas que registaram um maior crescimento são aquelas que não só ajudam a manter uma boa forma física, mas também um equilíbrio psíquico. Este seria o caso, por exemplo, do yoga ou pilates.

A saúde mental, por sua vez, aponta para aglutinar todos os fatores emocionais e psicológicos que podem condicionar a todo ser humano e forçá-lo a usar suas habilidades cognitivas e a sua sensibilidade para se desenvolver dentro de uma comunidade e de resolver eventuais demandas surgidas no âmbito da vida cotidiana.

Cabe destacar que as ciências da saúde são aquelas que permitem obter os conhecimentos necessários para ajudar a prevenir doenças e a desenvolver iniciativas que promovam a saúde e o bem-estar tanto de uma pessoa em particular como da comunidade em geral. A bioquímica, bromatologia, a medicina e a psicologia, entre outras, estão incluídas neste ramo da ciência.