Categoria: Dietas para Emagrecer

As dietas para emagrecer são evitadas por muitas pessoas por causa de pensamentos negativos, já que acreditam que começar uma dieta, implica enfrentar um caminho cheio de obstáculos e difícil de superar.

dieta para perder peso
Regime alimentar inteligente ajuda a perder peso com saúde.

A forma correta de encarar uma dieta de emagrecimento está muito longe de ter esses pensamentos negativos. A dieta tem que ser encarada como algo positivo, que irá ajudá-lo a se sentir melhor. Um dos principais benefícios que seguir um regime alimentar traz para as pessoas, é que ele ajuda a colocar uma certa ordem em suas vidas, que talvez tinham perdido. A organização das refeições, planejamento de compra de alimentos ou a estabilidade de horários, são alguns exemplos.

DIETA PARA PERDER PESO

Você não deve esquecer que o processo de uma dieta para perda de peso é um treino para conseguir uma mudança de hábitos em muitos outros aspectos relacionados com a sua saúde. Aprender a comer e cozinhar os alimentos de formas diferentes, será especialmente importante para conseguir manter o peso, uma vez alcançado o peso desejado.

Outro aspecto muito importante que deve ter em conta, é que a dieta deve começar e terminar. Um dos erros comuns em pessoas que querem perder quilos é estar continuamente começando e abandonando dietas. Por isso, é importante marcar alguns objetivos concretos no tempo em que você se vê capaz de alcançar.

Nem todos os momentos são perfeitos para começar um regime alimentar. Quando você decidir fazê-lo, precisa estar consciente que é necessário disposição de realizar mudanças importantes e tentar resolver esta questão com a melhor das atitudes.

Nosso objetivo não é concluído quando conseguimos perder peso, isto porque apenas teremos chegado ao sucesso, uma vez ultrapassados dois ou três meses, mantendo o peso desejado.

Muitas pessoas seguem dietas de emagrecimento que não funcionam, e que, além disso, têm gerado mal-entendidos sobre quais os alimentos que devem e não devem comer. É preciso desaprender os erros e mitos sobre a alimentação para começar um processo novo e distinto dos anteriores.

COMO DEVE SER UMA DIETA PARA EMAGRECER?

Há muitos mitos e falsas crenças sobre como comer de forma saudável e como deve ser uma dieta para emagrecer. Em grande parte a culpa é dos profissionais de saúde que são os responsáveis por explicar as mudanças nas recomendações e nem sempre isso se realiza da forma correta.

Quais são essas mudanças? Pois bem, a nutrição é uma ciência, o que significa que continuamente se está pesquisando sobre isso e as recomendações mudam com os anos. Por exemplo, podemos destacar algumas dessas mudanças:

O que se dizia antes O que se recomenda
Os carboidratos refinados devem ser o alimento principal (podemos ver na pirâmide antiga). Há que reduzir a ingestão de carboidratos refinados e potenciar os integrais. Na base da pirâmide aparecem as verduras e hortaliças.
Há que fazer dietas muito baixas em gorduras. Há que diferenciar entre o tipo de gordura e aumentar o consumo de gorduras saudáveis.
As melhores fontes de proteína se encontram na carne e os ovos. Se devem potenciar outras fontes de proteínas como a do peixe e legumes.

ANTES DE COMEÇAR A SUA DIETA DE EMAGRECIMENTO… O QUE VOCÊ QUER CONSEGUIR?

Na hora de perder peso e combater a obesidade, é importante fixar objetivos, mas não têm que ser os mesmos para cada pessoa. Há pessoas que precisam definir objetivos realistas e que seja viável para poder chegar até eles. No entanto, há outras pessoas, que isso não é aplicável e precisam apresentar grandes desafios e objetivos ambiciosos. Seja qual for o seu caso, é importante você considerar o quê quer conseguir, para quando e como você vai fazer isso.

COMO PERDER PESO RÁPIDO OU LENTO?

Primeiro teria que definir o que significa rápido e lento para cada pessoa, em grande parte, depende das expectativas que cada pessoa tem. Durante algum tempo acreditou-se que perder peso devagar é melhor para mantê-lo e evitar o efeito sanfona. Na verdade isso é um mito. Para manter o peso, posteriormente, a uma dieta, não é necessário que a perda de peso ocorra lentamente, mas que se mantenham os novos hábitos alimentares adquiridos.

PARA QUE UMA DIETA SEJA BEM-SUCEDIDO, HÁ 2 PONTOS CHAVE:

  1. NÃO PASSAR FOME: As duas primeiras semanas podem ser as mais difíceis, podendo chegar a notar uma certa sensação de fome nestes primeiros dias, mas deve ser uma sensação passageira, até que o estômago se acostumar com os novos hábitos. É totalmente impossível manter uma dieta em que você vai passar fome. Frequentemente, muitas pessoas ainda insistem em seguir algum tipo dieta rigorosa e pouco saudável sob a promessa de perder peso rápido. Isso tende a desencadear um efeito sanfona no peso corporal e danos psicológicos da pessoa, que acaba por sentir uma certa sensação de fracasso. Sempre que se trate de uma dieta deve ser feita sem colocar em risco a saúde.
  2. VOCÊ TEM QUE GOSTAR dos alimentos que come durante a dieta, sempre tendo em conta que talvez seus alimentos favoritos não estão na lista. É muito importante que você desfrute de pratos programados no seu regime alimentar.

CÍRCULO VICIOSO

O círculo vicioso é o que nos faz sentir mal com nós mesmos. Acreditamos que não é possível perder o excesso de peso, por isso não praticamos exercício e procuramos seguir um regime alimentar. Além disso, esse sentimento, nos faz comer compulsivamente e assim ganhamos peso, como nós aumentamos o peso não podemos fazer exercício e cada vez nos sentimos pior.

É uma situação difícil mas possível de mudar com a orientação adequada que lhe ajude a sair do círculo vicioso para o vitorioso. No ciclo vitorioso, graças à dieta, você conseguirá começar a emagrecer, adquirir hábitos mais saudáveis, se sentirá melhor, e poderá começar a praticar exercícios ou até mesmo ir a academia. Isso fará você perder peso mais facilmente e finalmente conseguir encontrar uma rotina positiva em sua vida que te levará mais facilmente em direção ao seu objetivo.

DIETA E EXERCÍCIO FÍSICO PARA EMAGRECER E SE SENTIR MELHOR

O exercício físico não é fundamental para conseguir perder peso, mas é altamente recomendável pois tem inúmeros benefícios para a saúde. Fazer exercício físico ajuda a perder peso mais facilmente e a sentir-se melhor, é um impulso extra para você entrar no círculo vitorioso. Além disso, você consegue melhorar o tônus muscular que ajuda a combater a flacidez e a celulite.

Emagrecer com saúde
Praticar exercício ajuda a seguir uma alimentação saudável.

DIETAS PARA EMAGRECER RÁPIDO

Antes de pensar em perder peso rapidamente é preciso ter a consciência de que o importante para se chegar ao sucesso é conseguir realizar e consolidar uma mudança de hábitos que lhe permita manter o seu peso uma vez atingido o objetivo.

Talvez você se pergunte: Por quanto tempo eu vou fazer dieta? Quanto tempo vou demorar para chegar ao meu objetivo? A resposta é muito simples: DEPENDE, uma vez que cada pessoa tem o seu ritmo de metabolismo. O mais importante é não estagnar, ou seja, não baixe muito no início e, em seguida, parar de perder peso. Deve ir baixando o peso de uma forma constante durante todo o processo.

Quanto mais peso em excesso você tem, mais peso você vai baixar de forma rápida. Se tem 5 kg ou menos em excesso, você vai perder mais lentamente do que se tivesse 20 quilos. Em média, considera-se bem-sucedida, uma perda de 0,5 a 1kg por semana. Menos de meio quilo por semana, podemos considerar que é uma descida lenta. Mais de 1 kg por semana, significa que você está baixando muita quantidade de água corporal (não gorduroso), portanto, é um ritmo rápido de emagrecimento que vai estagnar em pouco tempo e será um peso que muito facilmente voltará a recuperar.

Em um processo de emagrecimento, quase sempre, há semanas em que se perde peso rápido, e outras em que não perde praticamente nada. Pode ser desmotivante quando isso acontece, mas há que ter paciência e olhar o que foi alcançado a longo prazo. Por este motivo, não recomendo ficar pesando na balança constantemente. As pessoas que se pesam todos os dias, até mesmo várias vezes, podem chegar a desesperar quando estão comendo bem e vê que a balança não baixa.