in

Aterosclerose: Principais Causas, Sintomas, Tipos e Tratamentos

Conheça os Tipos de Tratamentos para Aterosclerose

A nossa saúde é algo que devemos cuidar da melhor forma possível e até mesmo quando temos hábitos saudáveis estamos suscetíveis a problemas de saúde que nem sempre é de conhecimento geral da população devido a seus peculiares nomes. Esse é o caso da Aterosclerose.

Muitos problemas de saúde que existem se mencionarmos o nome a maioria das pessoas não terão ideia do que realmente se trata, um desses problemas é a aterosclerose que assusta até mesmo pelo nome e a maioria das pessoas não sabem do que se trata esse problema de saúde e nem tem conhecimento dos seus sintomas.

A aterosclerose é o acumulo de placas de gordura, colesterol e substâncias na parede das artérias, esse problema de saúde dificulta o fluxo de sangue e pode desenvolver graves complicações de saúde como diversas doenças dependendo local onde a enfermidade se manifeste por primeiro.

Aterosclerose e arteriosclerose

As pessoas têm dificuldade de conseguir separar aterosclerose e arteriosclerose e a maioria as definem como sendo a mesma coisa.

Mas, na verdade esses problemas ocorrem em um determinado local e por isso muitas vezes são utilizados como sinônimo uma da outra, porém a arteriosclerose de fato é um tipo de aterosclerose.

Como já mencionamos, a aterosclerose é uma condição causada pelo acúmulo de gordura nas artérias, o que pode levar a sérios problemas de saúde e a arteriosclerose ocorre quando vasos sanguíneos responsáveis por transportar oxigênio e nutrientes do coração ao resto do corpo, e isso torna as artérias rígidas e espessas dificultando o fluxo de sangue para tecidos e órgãos.

Sintomas da Aterosclerose

Como sabemos muitas pessoas nem sabem ao certo do que se trata a doença, muito menos tem conhecimento referente aos seus sintomas e por ser um problema que atinge muitas pessoas e podendo se desenvolver em diferentes lugares do nosso corpo é importante conhecer seus sintomas para conseguir identificar e procurar ajuda de um profissional especializado.

A doença pode se manifestar em diferentes locais do nosso corpo e isso pode dificultar o funcionamento nas artérias e o fluxo sanguíneo.

Quando a condição se manifesta ela traz consigo alguns sintomas comuns que devemos conhecer para identificar essa manifestação, alguns dos sintomas de aterosclerose são:

  • Dor no peito ou pressão;
  • Dormência súbita nos membros e dificuldade de falar;
  • Dores nas pernas durante caminhada;
  • Dificuldade para manter relação sexual e até mesmo disfunção erétil;
  • Acidente vascular cerebral;

Tipos de Aterosclerose

A doença das artérias acontece através do acúmulo de gordura e esse acumulo ocorre nas artérias podendo levar o problema para diferentes locais do corpo, o que pode desenvolver diversas doenças, podendo encontrar diversos tipos e os mais comuns são:

  • Doença da artéria coronária: quando as artérias do coração endurecem e acaba dificultando o fluxo de sangue ao coração;
  • Doença da artéria periférica: as artérias endurecem e dificulta a circulação para os membros inferiores e superiores;
  • Doença renal: os rins funcionam como filtro para o corpo e o mau funcionamento das artérias pode desenvolver insuficiência;

Aterosclerose e Diabetes

As pessoas acabam criando dúvidas se realmente existe uma ligação entre a diabetes e a aterosclerose, o que ocorre é que a diabetes e a aterosclerose interligadas podem ter um efeito fatal.

Pois pessoas com diabetes tem estão propicias a inflamações e se desenvolvem a doença das artérias pode surgir um maior nível de complicações a saúde.

Além disso, diversos estudos comprovam que pacientes com diabetes mellitus têm o desenvolvimento acelerado da doença vascular aterosclerótica.

Dessa forma, a aterosclerose está em praticamente 80% de todas as causas de morte entre os pacientes diabéticos. A exposição prolongada à hiperglicemia é um reconhecido um fator de risco a doença arterial em diabéticos.

A hiperglicemia induz a um grande número de alterações a nível celular do tecido vascular que, potencialmente, acelera o processo da doença aterosclerótica.

Hoje em dia que milhares de pessoas sofrem de diabetes e para evitar isso é necessário seguir um tratamento e ter uma boa alimentação, essas são formas eficazes para não desenvolver doenças que podem servir de complicações para a saúde alguém com diabetes.

É importante ressaltar que a aterosclerose e uma doença silenciosa e pode desenvolver sintomas comuns e para quem tem diabetes os riscos de complicações pode ser muito maiores e é por isso que é importante prevenir lesões nas artérias para que o fluxo sanguíneo ocorra normalmente de maneira saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

O que achou do conteúdo?

Escrito por Salve Saúde

sintomas do Alzheimer

Alzheimer – O que é, Sintomas, Como Tratar e Remédios Caseiros

o que é Psoríase

O que é Psoríase? Quais são suas causas, sintomas e tratamentos