Categoria: Doenças

doenças

Na categoria Doenças, Salve Saúde disponibiliza informações precisas e atualizadas sofre os principais tipos de enfermidades que agridem nossa saúde.

Doença é processo que afeta os seres vivos, e altera seu bem-estar e estado normal de saúde. Esta situação pode ser acionada por múltiplas razões, sejam de caráter intrínseco ou extrínseco ao organismo.

Na linguagem cotidiana, a doença é entendida como uma ideia oposta ao conceito de saúde: é aquilo que origina uma alteração ou quebra da harmonia em um indivíduo, seja a nível molecular, corporal, mental, emocional ou espiritual.

Existem vários conceitos que podem ser utilizados, de acordo com o contexto, como um sinônimo: doença, enfermidade, doença, anomalia, desordem, desordem, desequilíbrio e perturbação, entre outros.

Existem diferentes ciências que se encarregam de estudar, analisar e combater as doenças. A fitopatologia, por exemplo, dedica-se a analisar as enfermidades que afetam as plantas e o resto dos gêneros botânicos. As patologias para as quais são vulneráveis os animais, por outra parte, são abordadas pela veterinária. A ciência médica, em troca, se ocupa das doenças dos humanos.

Desta forma, os diversos ramos da medicina investigam as particularidades inerentes a cada criatura, seus sintomas e as consequências que acarretam, tendo em conta a evidência morfofisiológica que deixa a biologia do organismo doente.

As causas de uma doença podem ser muitas, algumas relacionadas com agentes externos e internos. Alguns tipos de enfermidades são bastante raras, mas há uma grande quantidade de doenças comuns que afetam os humanos, tais como as doenças :

  • Bacterianas: aquelas causadas por uma bactéria conhecida e que desenvolve sintomas conhecidos.
  • Virais: As que são causadas por um vírus, cujas consequências são razoavelmente previsíveis.
  • Sexualmente transmissíveis: As doenças de transmissão sexual que produzem sintomas e consequências mais ou menos graves.
  • Respiratórias: As que afetam os órgãos pertencentes ao sistema respiratório, encarregados de abundante o oxigênio para o organismo e eliminar o dióxido de carbono.
  • Mentais ou psicológicas: São aquelas que afetam a saúde mental, que impedem o funcionamento normal de um indivíduo no seu aspecto emocional.

Como define a Organização Mundial de Saúde, o termo saúde implica o perfeito bem-estar a nível físico, mental e social de um indivíduo, enquanto que a doença é a presença de um mal ou condição pontual.

Para o Dicionário Médico uma doença chama-se o conjunto de alterações morfológicas estruturais que ocorrem no organismo, como consequência de um agente morbígeno interno ou externo, contra o qual o organismo não tem a capacidade de opor-se ou não consegue enfrentá-lo com força suficiente.

Por sua parte, o Dicionário Terminológico de Ciências Médicas indicam que uma doença é a perda da saúde, ou seja, um desvio do estado fisiológico de etiologia geralmente conhecido, que se apresenta através de sintomas pontuais e cuja maturação é previsível.

A homeopatia, que define uma doença, como a exacerbação aguda da falta de harmonia interna, uma maneira (a única possível) que o organismo tem de reagir frente a uma alteração de sua energia.

Em suma, uma doença é uma alteração do estado fisiológico em algumas das partes do corpo que se manifesta através de sintomas pontuais conhecidos cuja previsão é de mais ou menos previsível. Em caso de que se possuam sintomas, mas se não sabe que tipo de doença responde, ainda não se pode falar de doença.

No que respeita à definição de doente, há que dizer que o termo é usado para nomear o ser vivo que tem sido vítima de uma condição ou doença, sem importar se é consciente ou não de seu estado. Fala-se também do papel de doente, de acordo com a posição que assume cada indivíduo quando atravessa uma doença.